quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Detida no Recife, mulher conhecida por liderar grupo feminista internacional é liberada

 

Ao todo, quatro pessoas foram detidas em protesto, sendo três homens e uma mulher.
Os quatro manifestantes detidos nesta quinta-feira (31) durante um protesto de trabalhadores ambulantes contra a realocação da Ponte da Boa Vista para a avenida Dantas Barreto foram liberados da Delegacia de Santo Amaro, local para onde haviam sido encaminhados pela polícia. Dos quatro detidos, três eram homens e uma mulher, identificada como Sara Winter, ativista que ficou conhecida por liderar o braço brasileiro do grupo ativista Femen, que tem base na Ucrânia. Todos assinaram apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.
Allan Torres/Folha de Pernambuco
Sara Winter foi detida durante protesto de ambulantes na avenida Conde da Boa Vista
Nascida em São Paulo, Sara integrou o grupo ucraniano feminista Femen, entidade fundada em 2008 que se tornou reconhecida por organizar manifestações, com mulheres seminuas, contra assuntos polêmicos como o racismo, homofobia e turismo sexual. Segundo noticiado em vários veículos de imprensa do Brasil, a ativista veio parar no Recife por conta do noivo, o militar Itallo Marcel, que passou em um concurso público e precisou se mudar para Pernambuco.  
Nesta quinta-feira, pouco tempo depois do término do ato, Sara publicou em seu perfil no Facebook uma imagem onde ela aparece junto com um homem de frente para os policiais do Batalhão de Choque, na avenida Conde da Boa Vista. Na legenda da imagem, Winter escreveu: “Claro que não teve maneira melhor de comemorar meu casamento do que protestando e sendo detida”. Na ação da polícia, balas de borracha e bombas de efeito moral foram utilizadas. Alguns manifestantes ficaram feridos.
Dissidente do Femen, a ativista disse, também em recente entrevista, que sua saída do grupo foi motivada por não ter cumprido algumas determinações, como a pichação do símbolo do Femen no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, atividade que teria sido incumbida à Sara.

Sem comentários:

Enviar um comentário