sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tumulto // Confrontos e detenções marcam protesto dos ambulantes na Boa Vista

 
Policiais do Batalhão de Choque se confrontaram nessa quinta-feira (31) com vendedores ambulantes do Centro do Recife, durante protesto que bloqueou a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, por mais de cinco horas. Durante a manifestação, houve tumulto e muita correria. Por conta disso, muitos comerciantes fecharam as portas para evitar depredação. Quatro ambulantes foram detidos, mas depois assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados da Delegacia de Santo Amaro.

O motivo do protesto é a insatisfação dos vendedores, que há pouco mais de duas semanas foram transferidos de pontos como a Ponte de Ferro para a Avenida Dantas Barreto, local considerado fraco de movimento. Os manifestantes reivindicam a aceleração do processo de desapropriação de imóveis e a construção de shoppings populares.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife se reuniram com representantes da Prefeitura para discutir um novo destino para realocação. Na reunião realizada na Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), ficou resolvido que esses ambulantes poderão ocupar temporariamente outros locais, como a Conde da Boa Vista.

Depois os vendedores foram ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na Avenida Visconde de Suassuna, denunciar a ação do Batalhão de Choque que, além de ter usado spray de pimenta, atingiu pelo menos três ambulantes com balas de borrachas. Um dos manifestantes feridos fez exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML).

A Semoc já está desapropriando dois terrenos na Boa Vista para realocar os cerca de 2,5 mil camelôs cadastrados na Prefeitura. A expectativa do secretário João Braga é que, em janeiro, a Conde da Boa Vista esteja completamente sem ambulantes. Representantes da secretaria e ambulantes voltam a se reunir na próxima segunda-feira (4)

Fonte: Tv Jornal

Sem comentários:

Enviar um comentário